> Home
> Quem Somos
> Serviços
> Benefícios Sócio-Ambientais
> Notícias
> Parceiros/Colaboradores
> Links
> Fale Conosco
> Parceiros (na coleta)
Resumo da tese de mestrado do Antropólogo-Urbanista Mark Burr

A questão da ‘Motivação’, junto a outros temas do campo da psicologia, vem sendo trabalhada em relação às diversas problemáticas ambientais atuais, em várias populações e desde múltiplos pontos de vista. De forma abrangente, o estudo da ‘Motivação’ visa entender as forças ou elementos que incentivam as atitudes e/ou os comportamentos de diferentes tipos de pessoas, em diferentes situações. A partir da ampla temática do tratamento dos resíduos sólidos, este trabalho concentrou-se no estudo específico da ‘Motivação’ das pessoas de renda média na seleção doméstica dos materiais recicláveis do lixo.

Com base numa diferenciação de populações a partir de renda ¾ a população de renda baixa e a população de renda média ¾pontuaram-se num primeiro momento 06 (seis) indicadores de Motivação da população de renda média à respeito da seleção dos materiais recicláveis do lixo, fundamentados em pesquisas empíricas publicadas sobre o tema. Os indicadores de Motivação da população de renda média selecionados, foram: Informação Operacional; Altruísmo; Pressão Social; Prestígio; Facilidade; e Credibilidade.

Num segundo momento, cruzaram-se os seis indicadores de Motivação selecionados, com dados dos procedimentos operacionais do projeto de coleta seletiva porta-a-porta ‘Recic-lar’, fazendo-se uma análise comparativa. O projeto ‘Recic-lar’ foi iniciado pela Emlurb (Empresa de Limpeza Urbana), Prefeitura da Cidade do Recife, em dois bairros de classe média do Recife (Torre e Madalena), começando em Dezembro de 1999.

O objetivo deste estudo foi de entender melhor a dinâmica motivacional da faixa populacional de renda média em relação à seleção dos materiais recicláveis do lixo, para a partir deste conhecimento determinar estratégias de planejamento e implementação, direcionadas a um melhor desempenho do projeto Recic-lar.


® 2009 EDIFÍCIO ECOLÓGICO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS webdesign raul kawamura